segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Lupas e Lunetas - História e Funcionamento

Historia e funcionamento das Lupas

Também denominada microscópio simples - é constituída de uma única lente esférica convergente. Quanto maior for o aumento desejado, menor deve ser sua distância focal. A lente só se comportará como lupa quando o objeto estiver colocado numa distância inferior à sua distância focal.
Para compreender como a utilizamos, precisamos analisar tanto como a lupa conjuga imagens, como estas imagens (objetos virtuais para o nosso olho) acabam sendo projetadas na nossa retina. (Só vemos imagens reais projetadas na nossa retina) A lupa é composta (normalmente) por uma lente biconvexa - portanto convergente - de pequena distância focal. Se posta em um meio mais refringente que ela própria, torna-se divergente. O sistema óptico do nosso olho é similar a de uma lente convergente (córnea + cristalino + humor aquoso + humor vítreo) e um anteparo (retina). Foi criada por Roger Bacon em 1250, por meio de sua primeira invenção: os óculos.As Lupas existem de vários tipos tem as que as imagens aumentam mas ficam de ponta-cabeça. Com certa posição, as lupas podem queimar e na pele humana, provocar queimaduras de 3º grau.
Apesar dessa ampliação, a lupa não serve para a observação de objetos muito pequenos como células,bactérias e insetos pequenos, pois nesses casos se faz necessário um aumento muito grande.A solução é associarmos duas ou mais lentes convergentes, como no microscópio composto.

Lupa de aumento.

Tipos de Lupas

Lupas têm utilização principalmente profissional em trabalhos que exigem que sejam observados detalhes ou naqueles que além disso é preciso uma proteção adicional. 
Temos uma ampla variedade de lupas como viseira binocular com lente adicional, lente auxiliar monocular, lentes leves em material orgânico,etc.
Lupas Asféricas
1Lentes de leitura muito leves, para serem usadas por horas e livres de fadiga. ex: olhando fotografias. Disponíveis nos aumentos: 2.8x, 3x, 3.5x, 4x, 5x e 6x.






Lupas Combinadas
2Torna a leitura muito confortável posicionando as bases de suporte. Disponíveis nos aumentos: 2.8x e 3.5x.










Lupas Biconvexas

#
Oferece um aumento adicional no cabo de suporte da lupa.. Disponíveis nos aumeentos: 2x, 2.5x e 3x











Lupas de Pescoço
#Permite que se trabalhe sem precisar utilizar as mãos. Disponíveis nos aumentos: 2x e 5x.

















Lupas Flexíveis
#Um sistema de lupa que possui dobras que permitem a sua acomodação para leitura em várias posições. Aumento 2.5x.













Lupas para segmentos 
#Leitura confortável com grandes aumentos. Foi desenvolvida para auxiliar na leitura de jornais e revistas, pois posui um linha guia. Disponível nos aumentos: 1.5x, 2.5x e 3.5x










Lupas Mobilux 
#Para se utilizar em todos os casos onde se quer ter aumentos na leitura e uma iluminação extra. Ideal para uma utilização rápida. Disponível nos aumentos: 3x, 3.5x, 4x, 5x, 6x, 7x, 10x e 12.5x.







Lupas Mobilux Far
#Ideal para preservar a mobilidade apesar de uma deficiência visual. Pode-se utilizá-la para longas e curtas distâncias. ex: longe(número de casas, vitrines, etc), perto (mapas, etiquetas, tabelas, etc). longe 2.5x e perto 3.2x.












Lupas com Base 

#Longos períodos de leitura ou trabalho, somente são possíveis com iluminação clara e uniforme dos objetos ou materiais. Excelente para pessoas que não podem ficar usando as mãos ( ex. parkinson ). Disponível nos aumentos: 2.8x, 3x, 4x, 5x, 6x, 7x, 10x e 12.5x.









Lupas com luz Fluorescente

#Fornece uma excelente iluminação debaixo das lentes. Ideal para se escrever. Disponível nos aumentos: 2.8x e 3.8x.
















Lupas tipo Luminárias

#Estas lentes permitem focalizar a página de um livro. Debaixo destas lentes se pode escrever perfeitamente ou realizar trabalhos. Disponível no aumento: 1.75x.











]



Lupas de Bolso

#Uma lupa muito durável. Uma grande ajuda para pequenos problemas. Disponível nos aumentos: 4x, 7x, e 10x.










Lupas de Bolso Corrediça

#Quase tão fina quanto um talão de cheques. Esta lupa sempre esta pronta para visualizar palavras de um modo muito discreto. Disponível no aumento: 5X.












Lupas de Campo Claro

#Possui grande capacidade de acomodação. São indicadas para reforçar a capacidade visual. Fácil de se manejar e design.moderno. Disponível nos aumentos: 1.8, 2.0 e 2.2x.






Lupas Técnicas

#São utilizadas nas situações onde se quer um aumento maior para trabalhos embaixo da lente e como ajuda visual de grande aumento. Ex.trabalhos com fotografias, selos, ranhuras, etc... Disponível nos aumentos: 6x, 8x, 10x e 12.5x.








Barras de Leitura
#Estas barras permitem uma leitura prolongada sem trazer cansar a visão. Excelente para leituras numa direção. Disponível nos aumentos: 1.8x e, 2.0x.











Telescópios de Bolso

#Compacto, maleável e leve, ideal em recreações e esportes.Aumento: 8 x 21.















Telescópios Kepler 

#Excelente sistema para longas distâncias. Este telescópio monocular possui focus ajustável. Disponível para os aumentos: 8 x 20 e 8 x 32 (125/1000m e 140/1000m







Mobilux FAR 

#Ideal para preservar a mobilidade apesar de uma deficiência visual. Pode-se utilizá-la para longas e curtas distâncias. ex: longe(número de casas, vitrines, etc), perto (mapas, etiquetas, tabelas, etc). longe 2.5x e perto 3.2x.
















Aplicação de lupas na medicina.

Historia e funcionamento das Lunetas

Hans Lippershey (1570-1619), alemão, fabricante de lentes, foi o primeiro a registrar um projeto de luneta, tornando este invento disponível para uso geral em 1608. Antes dele, já se conhecia o vidro (descoberto por volta de 3500 a. C) e a sua propriedade de ampliar as imagens. Os gregos também já conheciam os espelhos e tinham noções sobre o fenômeno da refração, que foi estudado pelo Monge Franciscano Roger Bacon, anos mais tarde. Por isso, acredita-se que antes de Lippershey outras lunetas já haviam sido construídas, porém não foram registradas. Em 1609, Galileu Galilei (1564-1642), cientista italiano, teve conhecimento desta invenção e sabendo como era constituída (duas lentes em um tubo), logo a aprimorou e construiu uma capaz de aumentar três vezes o tamanho aparente de um objeto. Depois construiu outras ainda mais potentes, com ampliação de até 30 vezes.

Funcionamento da luneta de Galileu
Funcionamento da luneta de Galileu.

Evolução

Este primeiro exemplo de luneta foi muito utilizada antigamente em épocas de navegação e descobrimentos onde os capitães dos navios usavam para avistar sobre terra a vista ou sobre algum obstaculo pelo caminho.

Hoje em dia usufruirmos desta tecnologia descoberta a muito tempo para melhoras e atualização na área da medicina e em armamentos para obter uma maior chance de acerto no alvo apos o disparo.

Utilizada em armamento.










5 comentários:

  1. Raí Moura.
    Muito legal o blog, a lupa também é muito legal para se brincar de assassinar formigas inicentes. hahahahhaha e uma luneta é o sonho de qualquer pessoa que possua uma arminha de chumbnho. hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. este trabalho ficou como os donos dele, uma bagunça mas as informações são bem interessantes !

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o trabalho, achei bem interessante a luda de pescoço, para mim seria útil. boas imagens.
    Gabriel Silva de Souza

    ResponderExcluir
  4. lupa um objeto fundamenta pra o detetive

    ResponderExcluir